Juizado Ambiental de Rondonópolis mobiliza voluntários para Mutirão de Limpeza do Rio Arareau
No Dia Mundial da Limpeza que transcorre amanhã, dia 23, o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Comarca de Rondonópolis, realizará o 9º Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau. A ação integra o projeto “O Rio é Nosso” e conta com parcerias do Ministério Público Estadual, da seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), das polícias Ambiental, Civil, Militar e Penal, Exército, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), Prefeitura Municipal, cooperativas e organizações não-governamentais de defesa ao meio ambiente.
O projeto tem como finalidade revitalizar o córrego por meio do recolhimento de resíduos sólidos e orientar a comunidade acerca da necessidade de preservação do meio ambiente para a manutenção da saúde coletiva.
“A vida no planeta depende dos cursos hídricos. Estes devem ser preservados. E uma ação ambiental que visa retirar dos rios resíduos sólidos que comprometem a ictiofauna, em muito ajuda para sobrevivência das espécies ali existentes. Além disso, é uma ação que traz uma conscientização sobre o descarte irregular de lixo e as consequências. É uma ação coletiva também voltada para conscientização da população” ressalta a juíza coordenadora do Juvam, Milene Beltramini.
Executado desde 2015, o mutirão já retirou 850 toneladas de resíduos das margens do rio. “A educação ambiental levada a efeito, com a presença da comunidade. Todos ganham com um meio ambiente mais saudável”, acrescentou a magistrada.
A limpeza foi dividida em 18 trechos, que compreendem os mais de sete quilômetros de extensão de margens do ribeirão. A ação deve começar pelo anel viário, no bairro Lucia Maggi, e finalizar no Cais, onde o Arareau deságua no Rio Vermelho.
A mobilização dos voluntários abrangeu todo o município, incluindo órgãos públicos, iniciativa privada, universitários, estudantes da rede pública, entre outros. Mais de 1.300 (mil e trezentos) voluntários estão inscritos para o nono mutirão, envolvendo 40 instituições e empresas do município.
A concentração será na Praça da Vila Cardoso, às 06h30.
Em paralelo às atividades do mutirão, será realizado também um pit stop de conscientização ambiental na Praça dos Carreiros, das 08h30 às 10h30. Serão distribuídas cartilhas educativas sobre queimadas e coleta seletiva. Também haverá um ponto de coleta para resíduos eletrônicos, medicamentos vencidos, pilhas e garrafas PET.
World Clean Up Day – O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta, em um único dia! No dia 23 de setembro de 2023, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela 6ª vez. Desde 2018, mais de 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.
Os resultados se espalharam a nível mundial, replicando ações de responsabilidade socioambiental.