Júnior Mendonça anuncia a retomada do Programa Vereador Mirim
Alunos e educadores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Frei Milton Marques da Silva, em Rondonópolis, em visita à Câmara Municipal durante a Sessão Ordinária de quarta-feira (29), tiveram a oportunidade de conversar com os vereadores e vereadoras, além de conhecer as dependências da Casa de Leis e até ter acesso ao Plenário, espaço restrito aos parlamentares e serventuários do Poder Legislativo, quando da realização de uma sessão.
O presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça (PT), aproveitou o momento e anunciou que a partir do mês de abril, será retomado o Programa Vereador Mirim. “Quero que esta cena de hoje se repita outras vezes, mas principalmente através da participação oficial de nossos jovens na política de nossa cidade”, disse o parlamentar.
O Programa Vereador Mirim é resultado de um projeto de lei de autoria do vereador Adonias Fernandes (MDB), que instituiu a Câmara Mirim de Rondonópolis, em 2018 e que tem por objetivo principal promover a interação entre a Câmara e as unidades de Ensino, permitindo aos estudantes conhecer e aprender qual é o papel do Legislativo Municipal, bem como estabelecer junto a esses jovens um conceito sobre cidadania.
O programa se desenvolve da seguinte forma: depois de eleitos nas escolas, os vereadores mirins passam por um aprendizado, aplicado pela Escola do Legislativo – que administra o projeto – estando, a partir daí, preparados para a realização de suas próprias sessões.
“A Câmara Municipal Mirim é o órgão Legislativo do Município e compõe-se de Vereadores Mirins eleitos nas condições e termos da Legislação vigente e tem sua sede situada à rua Cafelândia s/nº, bairro La Salle, nesta cidade de Rondonópolis – Estado de Mato Grosso”.