La Niña causa mudanças no clima e na temperatura
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em decorrência do fenômeno La Niña, de fraca intensidade, o domingo de Natal pode ser marcado por fortes tempestades em diversas áreas de Santa Catarina e do Paraná, com riscos potenciais de ocorrência de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos e queda de granizo. Em decorrência desses fatores, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As áreas que podem ser afetadas são: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense e Litoral Norte Catarinense.
Chuva e baixa da temperatura no Centro-Oeste
As condições climáticas poderão ser alteradas no decorrer do período, com chuva mais contínua nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, índices de chuva acima do normal nas Regiões Norte e Nordeste, e irregularidade na distribuição na Região Sul, essas são as condições médias da precipitação.
Quanto à temperatura, poderá ficar acima do normal na Região Sul, normal a abaixo do normal nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, e dentro do normal nas Regiões Nordeste e Norte do País, são as condições médias”.
O Inmet aponta ainda, que o La Niña está perdendo intensidade e que deve continuar pelo menos até março de 2018.
Da Redação com Agência Brasil