Laxante é aplicado de forma errada na veia de paciente em hospital municipal
Uma enfermeira foi afastada do cargo, esta semana, no Hospital Municipal de Paracatu, em Minas Gerais, por ter aplicado um laxante na veia de um paciente, de 29 anos, na noite da última terça-feira (14).
O medicamento não pode ser administrado por via intravenosa e sua aplicação poderia ter causado formação de coágulos sanguíneos, que dificultariam a circulação do sangue do paciente.
De acordo com o Diretor do Hospital Municipal, Vinicius Biulchi, logo que o hospital tomou ciência do ocorrido, constatando que houve um erro no processo de trabalho, afastou imediatamente a profissional das suas funções, para a realização de um processo administrativo. Ainda de acordo com Vinicius, a enfermeira possui uma conduta ilibada de 15 anos de serviço.
Conforme ele ainda, foram tomadas as providências necessárias para garantir o cuidado clínico adequado ao jovem e destaca que os efeitos desse tipo de substância, podem variar de acordo com a dosagem e a saúde geral do paciente.
“Por esse motivo, o paciente está recebendo acompanhamento médico para monitorar sua condição e garantir a melhor conduta terapêutica possível”, diz o comunicado do Hospital Municipal.
O tratamento o qual o paciente havia sido submetido não foi divulgado, mas já se sabe que, pelo menos até o momento, ele não apresentou nenhum efeito adverso.
O jovem recebeu alta médica ontem, dia 16, após ter ficado em observação clínica e não ter sido constatada reação adversa.
O estabelecimento de saúde, não divulgou as causas da aplicação errada.
Da Redação com ParacatuNews