Legislativo prioriza atendimento a autistas
Os banners de atendimento prioritário com o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) já estão instaladas na Câmara Municipal de Rondonópolis (CMR), cumprindo a Lei Municipal Nº 9.215, de 2017, de autoria do vereador Adonias Fernandes (MDB).
“A Associação dos Autistas está fazendo a sua parte mobilizando a sociedade e nós estamos cobrando através do Procon, que o comércio local tenha o símbolo de atendimento preferencial destacado em placas. A Câmara Municipal, que é uma das poucas do Brasil em adotar esse procedimento, não poderia ficar de fora porque temos que dar o exemplo de que além de criar leis, também a cumprimos”, ressaltou o parlamentar.
“Assim como idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo ou com alguma deficiência física, os portadores de TEA também merecem receber tratamento prioritário, sem apresentar documento, e ficamos felizes que isso esteja se tornando uma realidade, no nosso município”, relatou o vereador e 1º secretário do Poder Legislativo, Vilmar Francisco Pimentel (SD).
O símbolo mundial do TEA (um laço estampado, com um quebra-cabeça colorido) chama atenção para a conscientização sobre esse distúrbio e remete as pessoas, ao mistério e complexidade da mente daqueles que o vivenciam.
O sinal também destaca, a aceitação do autismo pela sociedade.