Lei de Max Russi cria unidade especializada em investigação de roubos de cargas
O deputado foi autor do projeto de lei complementar e, à época, em exercício como governador, sancionou o PL, garantindo a diminuição dessas ocorrências
Com objetivo de diminuir a alta incidência de roubos de cargas no Estado de Mato Grosso, o deputado estadual Max Russi (PSB), candidato a reeleição, criou a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas.
A nova unidade investiga ocorrências de furto, roubo e crimes de cargas transportadas em vias terrestres, fluviais e ou aéreas. “É uma crescente, o registro desse tipo de crime no Estado, gerando enormes prejuízos. Dados do Sindicato de Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat) revelam que nos últimos 12 meses houve um aumento de 42% nos casos”, argumentou Russi.
Para o presidente da Associação Nacional das Empresas Agenciadoras de Transporte de Cargas (ANATC), Carley Fernando Welter, a lei do deputado Max inaugura um novo tempo em Mato Grosso, no combate às quadrilhas de roubo de cargas. “A unidade especializada permite centralizar as ocorrências de forma sistêmica”, explicou Welter, ao lembrar um caso recente, quando uma quadrilha invadiu uma transportadora e roubou R$ 1,3 milhão em produtos. A investigação permitiu descobrir que o crime foi organizado por presidiários.
Desta forma, na avaliação de Max Russi, foi imperativo que a Divisão de Investigações Especiais da Polícia Civil tivesse essa atribuição expressa em seu estatuto: investigar os crimes de furto e roubo de cargas em todo Estado de Mato Grosso, coibindo atuações criminosas e solucionando ocorrências.
TUDO A FAVOR
Max Russi lembra que o destino colaborou para o resultado positivo dessa ação. “Enquanto governador em exercício, na condição de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), sancinei o projeto de lei complementar de minha autoria no Legislativo e assim foi promulgada a Lei Complementar nº 691/2021, criando, enfim, a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas em Mato Grosso”, lembrou.
PREOCUPAÇÃO ANTIGA
Em maio de 2019, o deputado Max Russi sugeriu a criação de políticas integradas de segurança pública nas rodovias federais e estaduais de Mato Grosso, em cooperação entre as forças policiais do Estado e da União, no combate ao roubo de cargas e caminhões.
A época, a Indicação nº 1372/2019 foi encaminhada à Superintendência Regional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal. A intenção sempre foi combater esse tipo de delito, assim como desarticular o “modus operandi” dos criminosos, por meio da instrumentalização de operações entre os policiais, tendo como base o compartilhamento de dados e a cooperação mútua.
“É uma constância os pedidos de ajuda neste sentido, inclusive pelas minhas redes sociais. É uma insegurança real entre os motoristas. São pais de família, que estão buscando o sustento de forma honesta, mas que estão à mercê de bandidos, infelizmente. Por isso é importante reforçar atuação do poder público neste sentido”, concluiu.
Da Assessoria