Lockdown deverá ser decidido na segunda-feira
A decretação de lockdown em Rondonópolis, prevista para ter acontecido ontem (9), deverá ser avaliada na próxima segunda-feira (15), durante a reunião do Comitê de Gestão de Crise com o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) e que deve ter sido protelada em razão da solicitação, neste sentido, feita pelo setor econômico da cidade.
A avaliação deve levar em conta, prioritariamente, o índice de ocupação dos leitos de UTI e de enfermarias, cuja capacidade já está esgotada em unidades públicas de saúde e segue pelo mesmo caminho, em estabelecimentos da rede privada.
Outro fator a ser analisado pelo comitê, deverá ser quanto ao comportamento popular, em relação ao cumprimento das determinações de isolamento domiciliar, de fechamento do comércio e do toque de recolher após as 22 horas.
Paralelamente, se medidas drásticas e enérgicas não forem tomadas de modo urgente em relação a festas realizadas até altas horas da madrugada, a coisa degringola perigosa e incontrolavelmente.
E, independentemente de qualquer alegação contrária à decretação do lockdown, o que realmente tem que ser levado em conta, é a salvaguarda das vidas humanas que têm de ser colocadas, sempre, em primeiro lugar!