Mais de 1,5 milhão prestam o Encceja 2020
Amanhã (29), 1,6 milhões de inscritos em 662 cidades brasileiras. participam do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e que beneficia os que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, na idade adequada.
Do total de inscritos, 301.438 farão as provas para obter a certificação do Ensino Fundamental e 1.328.608 a do Ensino Médio.
O certame, será realizado nos períodos matutino e vespertino.
Rondonópolis
Em Rondonópolis, as provas serão realizadas nas escolas estaduais Santo Antônio, São José Operário, Antonio Guimarães Balbino e Professora Renilda Silva Moraes, nos seguintes horários:
Manhã Tarde
Abertura dos portões – 07h30 13h30
Fechamento dos portões – 07h45 13h45
Início das provas – 8h 14h
Término das provas – 13h 19h
Participantes que solicitaram tempo adicional no atendimento especializado, prestarão as provas das 8h às 14h; e das 14h às 20h.
Provas
Ensino Fundamental
Matutino: 30 questões distribuídas por Ciências Naturais e Matemática
Vespertino: Redação + 30 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia
Ensino Médio
Matutino: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
Vespertino: Redação + 30 questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias
As provas são protegidas em envelopes plásticos e sem contato humano, a contar um período mínimo de três meses antes do exame.
Resultado
A data do resultado do Encceja, ainda não foi informada pelo Inep. Geralmente, as notas saem 100 dias após as provas.
O participante precisa obter 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação, para ser aprovado no certame. A pontuação da redação vai de 0 a 10. Já as provas, têm a nota calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Quem não for aprovado em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021.
O certificado do Encceja deverá ser solicitado, nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep.
Orientações
Os inscritos devem levar documento de identificação original, com foto e caneta de tinta preta (fabricada em material transparente).
Já o cartão de confirmação de inscrição é opcional, mas o Inep recomenda que ele seja levado para facilitar a localização.
O Inep orienta aos participantes, que sigam os pontos abaixo:
– Usar máscaras, que cubram nariz e boca. Recomenda-se que o participante leve máscaras reserva, para que possa realizar a troca, de tempos em tempos;
– É permitido utilizar luvas transparentes ou semi-transparentes durantes as provas;
– É permitido levar recipiente transparente com álcool gel, apesar dos locais de prova disponibilizarem álcool para a higienização;
– É necessário que os participantes autorizem os fiscais, a vistoriarem seus objetos e itens de higiene;
– É recomendado, que o participante leve sua própria garrafa com água.
– Chegar com antecedência e ir direto para a sala de aula, sem se aglomerar na entrada dos locais e nos corredores.