Max Russi amplia discussão sobre direitos das crianças e adolescentes em MT
Na reunião, foi discutida a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, no contexto da retomada pós-pandemia
O deputado Max Russi se reuniu nesta quarta-feira (01) com representantes da Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM), United Nations Children’s Fund do Brasil (UNICEF) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A pauta principal foi a retomada do diálogo, quanto aos direitos das crianças e adolescentes no período pós-pandemia.
De acordo com a especialista em comunicação da Unicef no país e representante do Escritório Regional da região amazônica, Ida Pietricovsky, de forma mais específica, o intuito da ampliação dessas discussões, no contexto de fortalecimento através do alinhamento de poderes, é justamente criar e estimular a garantia desses direitos, por conta do retrocesso ocasionado pelas medidas de combate ao covid-19.
“A gente precisa rearticular algumas agendas e algumas políticas, pois sofremos retrocessos na pandemia. Não tem como a gente fugir disso. A criança está fora da escola, aumentou o trabalho infantil, temos problemas sérios. A gente acabou de fazer um estudo, mostrando o problema de renda, mas existem outras dimensões como saneamento, água, escola, que estão prejudicadas nesse processo. Então, agora, a gente precisa da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado, dos municípios, enfim, de diferentes atores de sociedade civil para recompor essa pauta dos direitos da criança e adolescente”, justificou.
Max Russi, que atualmente ocupa a função de primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, tem trajetória política pautada no desenvolvimento social, alinhada com as pautas de direitos humanos, o que animou os interlocutores das instituições para a definição das próximas diretrizes, segundo Pietricovsky.
“O primeiro passo é municiar o deputado Max, que é o deputado do social, que tem esse cunho social, com as nossas informações. A gente tem o monitoramento de todas essas informações e vou passar isso oficialmente para o deputado. A ideia é que a partir da equipe do deputado e análise dessas informações a gente consiga definir os próximos passos. A intenção é justamente buscar e fortalecer as instâncias de participação e de monitoramento das políticas públicas”, complementou.
O deputado Max Russi acredita que o Legislativo possa contribuir de forma efetiva com os encaminhamentos e colocou sua atuação parlamentar a disposição para os acompanhamentos e discussões. “Essa é uma pauta altamente preocupante e relevante. Tenho certeza que esse alinhamento de poderes vai gerar importantes contribuições para definir as diretrizes a ações. Meu gabinete e minha equipe estão totalmente a disposição”, garantiu.
Também participaram da reunião a secretária de Assistência Social de Porto Estrela Regina Célia Peres, a assistente social da APDM Letícia Albuquerque e o ex-conselheiro estadual de Educação e agora assessor parlamentar do gabinete, Aguinaldo Garrido.
José Marques/Assessoria