Max Russi defende qualificação para atender novos postos de trabalho
Parlamentar foi prefeito de Jaciara, criou o Distrito Industrial do município e atua em ações que buscam oferecer oportunidade
O deputado estadual Max Russi (PSB) acredita que uma maior oferta de cursos de qualificação à população poderá ser o diferencial para o preenchimento de novas vagas de empregos, previstas para surgirem nos próximos anos em Mato Grosso. O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa assegurou fortalecer a pauta na Casa de Leis na próxima legislatura, caso seja reeleito. “Acho que esse deve ser o grande desafio do governo Mauro Mendes e nós vamos trabalhar muito para que isso seja efetivado”, assegurou.
Um dos argumentos do deputado para o prognóstico do surgimento de novos postos de trabalho, se baseia no crescimento industrial que o Estado vem protagonizando, principalmente em relação as cadeias produtivas do etanol e do milho, que apresentaram notável ascensão nos últimos 4 anos.
“Indústrias que estão surgindo em vários municípios de Mato Grosso, principalmente os ligados ao agro, que agregam 100% e trouxeram uma receita nova ao Estado. Mais de um bilhão de receitas novas no último ano. Mais recursos na educação, mais recursos na saúde, empregos mais qualificados. Nós precisamos avançar muito nessa direção”, contextualizou.
Outro fator lembrado por Max Russi é em relação a construção da Ferronorte, que sairá de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá. Com a implantação da ferrovia, que teve a participação da Assembleia através da Proposta de Emenda à Constituição 16/2020, para que o governo pudesse construir e explorar de forma direta a malha ferroviária no Estado, a previsão é que surjam mais de vagas 2 mil empregos. A PEC, aliás, nasceu na própria Casa de Leis, após articulação junto à bancada estadual, período em que Russi foi presidente do Parlamento.
“Está chegando a ferrovia aí, 12 bilhões de investimentos, 2 mil empregos serão gerados que precisam ser abraçados pelos mato-grossenses, melhorando sua renda, melhorando seus ganhos”, avalia.
Industrialização
O deputado Max Russi, quando foi prefeito de Jaciara criou Distrito Industrial onde, na época, foram implantadas diversas empresas e criados 600 novos postos de trabalho.
Em uma de suas principais atuações, como parlamentar, em 2019, com derrubada do veto à emenda parlamentar proposta por Max Russi ao Projeto de Lei Complementar nº 53/2019, do Executivo estadual, foi assegurado que, a partir de 2020, as empresas que queiram se instalar em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em Mato Grosso, sejam credenciadas a ter mais incentivos fiscais, ou seja, um aumento de 5% para 10%.
Qualificação
Entusiasta da qualificação profissional, como ferramenta fundamental para a inserção no mercado de trabalho, o deputado Max Russi também foi idealizador do Festival Cultural “Pelas Mãos Delas”.
O projeto, realizado por meio de uma emenda parlamentar e sob a coordenação da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP-MT), qualificou 700 mulheres de 7 municípios de Mato Grosso, 4 deles localizados na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, sendo eles: Acorizal, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger.
Já as cidades do entorno, que também foram beneficiadas são: Jangada, Poconé e Barão de Melgaço. Nos encontros acontecem ciclo de cursos, que envolvem confecção de bolos e artesanatos, oficinas, rodas de conversa e palestras, dentre outras atividades.
Da Assessoria