Max Russi participou do lançamento de obras de usina de álcool
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), acredita que a implantação da Usina FS Bioenergia, em Primavera do Leste, traz impacto positivo no desenvolvimento industrial de Mato Grosso. A preocupação com a sustentabilidade ambiental para a implantação da indústria, a política de incentivos fiscais do governo estadual e a atuação do Legislativo também foram pontos considerados positivos pelo parlamentar, que participou da agenda oficial do governador Mauro Mendes (DEM), na quinta-feira (9). O cronograma de compromissos, que também contemplou a cidade de Campo Verde, incluiu o lançamento de obras de escolas e visitas técnicas.
Max Russi afirma que a atuação dos deputados estaduais na aprovação da legislação que assegura segurança jurídica e a desburocratização aos empresários que pretendem investir em Mato Grosso foi fundamental para o novo contexto de industrialização do Estado.
O deputado se referiu ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 53, aprovado pelo Parlamento em 2019, que tratava da reinstituição e revogação dos incentivos, dos benefícios fiscais ou financeiro-fiscais e das isenções relativos ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS).
“A questão do álcool mesmo, abaixamos a alíquota, hoje temos o ICMS mais barato do Brasil e abaixamos para a venda para outros os estados, possibilitando que sejam abertas indústrias aqui, que gerem emprego e que esse álcool seja vendido nos grandes centros, para as grandes produções”, ressaltou.
A FS Bioenergia possui duas usinas de etanol de milho, localizadas em Lucas do Rio Verde e Sorriso. O investimento, para a construção da unidade de Primavera do Leste, que deverá dar início às operações em meados de 2023, será de R$ 2,3 bilhões.
Para a construção da indústria é prevista a geração de 8000 empregos indiretos. Já com o início das atividades, a previsão é que sejam criados mais de 500 postos de trabalho.
Da Assessoria