Micros e pequenas empresas terão R$ 30 bi em linhas de crédito

microempresasO governo federal lançou ontem, uma linha de crédito para que micros e pequenos empresários possam tomar empréstimos de bancos públicos e privados, além da edição de um decreto que facilita a exportação de bens pelos dois setores.Com isso, R$ 30 bilhões serão disponibilizados para financiamentos de compra de máquinas e para a modernização do segmento, com o objetivo de aumentar a produtividade e retomar a confiança dos consumidores brasileiros nos pequenos negócios.
De acordo com a secretaria especial da Micro e Pequena (Sempe), as operações vão envolver taxas de juros mais baixas e condições diferenciadas oferecidas pelos bancos Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal.
Já no campo das exportações foi instituída a figura do chamado Operador Logístico, para executar ações no exterior no lugar das micro e pequenas empresas. Com a mudança, que visa desburocratizar as ações, os procedimentos de exportação serão feitos por meio do operador e permitirá às empresas de pequeno porte finalizarem seus negócios, como se estivessem vendendo no mercado nacional.
Uma instrução normativa da Receita Federal vai possibilitar a ação dos operadores, que poderão abrir novos guichês para receber mercadorias dos micro e pequenos empresários.
Além do crédito e do chamado Simples Exportação, o governo pretende criar o projeto Instituição Amiga do Empreendedor, para possibilitar que universidades promovam atividades de orientação, capacitação e assistência técnica a potenciais empreendedores de micro e pequenos negócios.
Segundo dados da Sempe, 52% dos empregos formais no país são gerados por pequenos negócios, que representam atualmente 27% do PIB [Produto Interno Bruno – a soma de todas as riquezas produzidas no país].
Com AgBr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f