Militantes ligados a Claudio Ferreira espalham fake news no comércio e são detidos pela PM
Militantes políticos ligados ao pré-candidato a prefeito Cláudio Ferreira (PL) foram denunciados por comerciantes da Vila Olinda, em Rondonópolis, na tarde de ontem, por espalharem em casas comerciais da cidade, panfletos informativos que visam denegrir a imagem do pré-candidato a prefeito Thiago Silva (MDB). Na sequência, a Polícia Militar foi acionada e conduziu os investigados à 1ª Delegacia de Polícia Civil.
O crime cometido por eles, enquadra-se no art. 139 do Código Penal no Crime de Difamação, ou seja, criar uma informação falsa ou fraudulenta com intuito de diminuir uma pessoa, criar problemas ou constrangimentos a ela, seja na vida pessoal ou profissional. De acordo com advogada Edmara Xavier, os militantes estavam realizando interpretação errada de informações, com o intuito de induzir os comerciantes a agirem contra Thiago Silva. “Ainda, essas pessoas de má-fé disseram que estavam fazendo pesquisa, mas não foi constatado nenhum registro de pesquisa”, explicou.
Com os denunciados, foram apreendidas milhares de cópias informativas de cunho difamatório, que tinham o propósito de prejudicar a reputação e imagem de Thiago Silva na pré-campanha eleitoral à Prefeitura de Rondonópolis – com a disseminação de informações inverídicas e distorcidas para manipular os comerciantes.
Com a ação policial, dois homens foram conduzidos para prestarem depoimento na 1ª DP, enquanto uma mulher, não identificada, que estava junto com eles, fugiu do local.
Henrique Pimenta/Assessoria