Misteriosa espiral azul aparece no céu sobre o Havaí
Forma azul rodopiante apareceu, brevemente, no céu noturno do Havaí
Uma misteriosa forma espiralada foi detectada pelo Observatório Astronômico Nacional do Telescópio Subaru, no Japão, no dia 18 deste mês, acima de Mauna Kea, no Havaí. Compartilhando sua descoberta em seu canal oficial no YouTube, a equipe escreveu: “No começo, era apenas um pequeno ponto no centro esquerdo da visualização. Em seguida, ejetou um recurso semelhante a um arco. Tornou-se um pouco maior… Um ponto brilhante apareceu na bolha então cresceu em uma espiral.”
Muitas pessoas tinham teorias diferentes sobre o fenômeno bizarro no céu. Alguns acharam que era um rasgo no contínuo espaço-tempo, enquanto outros disseram que era a Enterprise de Star Trek.
No entanto, acontece que a causa real desse misterioso redemoinho azul no céu, é a mesma causa de muitas outras ocorrências incomuns nos dias de hoje: Elon Musk.
A agência espacial japonesa observou que a estranha aparição no céu parecia estar ligada ao último lançamento de satélite da SpaceX.
A empresa do bilionário Elon Musk lançou com sucesso seu foguete Falcon 9 de Cabo Canaveral, Flórida, em 18 de janeiro. Depois que um foguete disparar para o espaço e implantar o satélite, ele retornará à Terra – mas não antes de ejetar o combustível restante do foguete. E isso explicaria a espiral azul.
Quando o combustível do foguete é ejetado, ele congela e cristaliza em forma de espiral, sendo então iluminado pelo sol. De acordo com Spaceweather.com, as ‘espirais SpaceX’ são bastante comuns no Pacífico. Esta não é a primeira vez que as missões da empresa colocam algumas formas azuis no céu. Em junho de 2022, os neozelandeses observaram exatamente o mesmo fenômeno logo após o lançamento de outro satélite.
A SpaceX já executou várias missões apenas em janeiro e planeja partir para a próxima amanhã (segunda-feira, 30). De acordo com o Spaceflight Now, que acompanha todas as missões orbitais planejadas em todo o mundo, a SpaceX planeja lançar outro foguete Falcon 9 na segunda-feira, 30 de janeiro, que levará vários de seus satélites de internet Starlink na sétima decolagem da empresa em 2023.
O programa Starlink da SpaceX é um projeto para lançar milhares de satélites em órbita baixa da Terra, a fim de fornecer internet de alta velocidade para áreas remotas.
Fonte: Mistérios do Mundo