Moradores de rua recebem cobertores
A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social está, desde a última sexta-feira (5), realizando a entrega de cobertores para pessoas em situação de rua, em Rondonópolis, devido à queda brusca de temperatura, buscando evitar que as pessoas nessa situação possam ter problemas de saúde em função do frio ou perderem até mesmo a vida.
Neste fim de semana, as temperaturas durante a noite e madrugada chegaram a ficar abaixo dos 10 graus em Rondonópolis, pondo em risco quem vive nas ruas sem proteção contra o frio.
O trabalho, que é coordenado pelo Centro Pop, tem início no começo da noite e segue até as 22h. De acordo com dados da Secretaria, foram entregues 62 cobertores até a noite de domingo (7) e a ação ocasional de assistência social deve continuar nos próximos dias, enquanto a temperatura na madrugada permanecer baixa.
Locais
O trabalho foi concentrado nos pontos em que há a maior concentração de pessoas vivendo em situação de rua na cidade, como na Praça Brasil, Praça dos Carreiros, Praça da Saudade, Praça da Vila Operária, na região da Santa Casa de Misericórdia, na ponte da Rua Dom Pedro II, divisa do bairro Vila Aurora com o Centro, no espaço da Feira da Vila Aurora e nas regiões do CAPS-AD, Hospital Regional de Rondonópolis e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Resgate social
A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, ressalta que paralelamente à entrega dos cobertores como forma emergencial, a equipe multidisciplinar que realizou os trabalhos também atua no atendimento aos moradores de rua, buscando resgatá-los da atual situação, fazendo encaminhamentos daqueles que aceitam para unidades sociais parceiras do município e para o Centro Pop.
A intenção, além de prevenção, é de buscar encaminhar as pessoas em situação de rua para projetos de reinserção. “A entrega de cobertores ocorre de forma eventual e preventiva, mas junto buscamos resgatar estas pessoas das condições em que se encontram”, diz a secretária e complementa que da ação participam assistentes sociais, psicólogas, pedagogas e orientadores sociais.