Mostra e seminário de pesquisas da UFR registraram mais de 750 participantes
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós- Graduação e Pesquisa (PROPGP) realizou, nos dias 04 e 05 de novembro, IV Mostra de Pós-Graduação e o IV Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, na qual foram apresentados, durante a sessão de pôsteres, os trabalhos científicos e tecnológicos provenientes das pesquisas, desenvolvidos por discentes da graduação e da pós-Graduação. A programação fez parte do Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFR (Connect UFR – 2024). Os eventos reuniram mais de 750 participantes, dos quais mais de 450 participaram no IV Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação e mais 300 participantes na IV Mostra de Pós-Graduação. Nos dias 05 e 06 de novembro, foram apresentados 225 trabalhos no IV Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação e 127 trabalhos na IV Mostra de Pós-Graduação.
A IV Mostra de Pós-Graduação e o IV Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação ocorre anualmente e é organizada pela PROPGP com o propósito de disseminar os projetos e os resultados de pesquisas conduzidas no âmbito da UFR. Os eventos destacam-se por seu caráter interdisciplinar e multidisciplinar e sua importância para a divulgação científica, promovendo a disseminação das pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras produzidas nas diversas áreas do conhecimento, abordando questões fundamentais para o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, associados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU-2030).
No dia 05 de novembro, foi realizada a palestra “A importância da Pesquisa na Iniciação Científica, na Pós-Graduação e seu papel social, proferida pelo Prof. Dr. Abelardo Antônio de Assunção Montenegro (UFRPE), de forma presencial, no auditório central, com transmissão ao vivo e gravada no YouTube (clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-j9t8wwriNQ).
O vice-Reitor, Prof. Dr. Renato Nataniel Wasques, ressaltou, durante o evento, a força e a potência da iniciação científica e da pós-graduação, por meio dos Eventos Seminários de Iniciação Científica e da Mostra de Pós-graduação. Os eventos demonstraram que por meio da pesquisa e da produção científica a instituição gera valores públicos e entrega bons resultados para a sociedade, conseguindo promover o bem estar social e impactar na qualidade de vida das pessoas, entregar soluções criativas para os problemas enfrentados pela sociedade, pelo setor produtivo e pelos demais segmentos. O vice-Reitor também ressaltou que os números alcançados nos eventos da pesquisa na graduação e na pós-graduação foram um sucesso ultrapassando mais de 750 participantes com mais de 350 trabalhos científicos e tecnológicos apresentados. Os eventos configuram espaços relevantes de divulgação científica e tecnológica com trocas de ideias e experiências com diálogo entre jovens pesquisadores da iniciação científica e pesquisadores da pós-graduação, com a universidade cumprindo o papel de formar novos pesquisadores que irão continuar contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. O vice-reitor aproveita o espaço para parabenizar os estudantes de graduação e de pós-graduação que participaram desses eventos, parabenizar o importante trabalho realizado pelos orientadores pesquisadores da UFR e convidar os novos estudantes, professores e técnicos administrativos em educação a também participarem dos nossos programas institucionais de iniciação científica e tecnológicas e agradecer o trabalho excepcional que vem sendo realizados pela PROPG que tanto tem contribuído para o desenvolvimento institucional.
A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFR Profa. Dra. Edna Maria Bonfim-Silva destacou os avanços institucionais da pesquisa na iniciação científica e tecnológica investindo em bolsas de pesquisa para estudantes desde o ensino médio, graduação e Pós-graduação, enfatizando a importância de se promover a pesquisa científica desde à base com a inserção de estudantes no “berço da ciência” e a sua importância na socialização junto ao ensino de pós-graduação. Nesta IV edição os eventos foram abertos ao público externo a UFR e ocorreu no formato presencial com transmissão da palestra ao vivo pelo Youtube, proporcionando ampla participação de estudantes de ensino de graduação e de Pós-graduação de outras instituições de ensino superior. A Pró-reitora moderou a palestra do Prof. Dr. Abelardo que enfatizou a importância da interação entre estudantes de graduação e de pós-graduação na pesquisa trazendo uma visão crítica e diferenciada capaz de atender as demandas sociais, impulsionando o desenvolvimento sustentável e o bem-estar comunitário, reforçando o vínculo entre a universidade e a sociedade.
A PROPGP parabeniza todos os discentes que apresentaram seus trabalhos científicos e tecnológicos nos eventos e seus orientadores, ressaltando a alta qualidade dos trabalhos publicados e agradece aos avaliadores, pelo empenho, dedicação e contribuição que foram essenciais para o aprimoramento dos resultados das pesquisas e agradece também à todos os participantes que foram apreciar a palestra e os trabalhos nos espaços de apresentação da UFR.
Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber/Assessoria