Novo Fies terá 300 mil vagas, com parte delas a juro zero
O novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), segundo o Ministério da Educação (MEC), terá 300 mil vagas, sendo 100 mil a juros zero para estudantes com renda mensal familiar, de até três salários mínimos.
Na modalidade para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos, o aluno começará a pagar as prestações de até 10% de sua renda mensal. As 100 mil vagas terão juro zero. O governo afirma que nessa faixa, haverá economia de pelo menos R$ 300 milhões por ano. A verba virá do Tesouro Nacional. As universidades particulares terão risco de crédito.
A segunda faixa do Fies terá, para o ano que vem, 150 mil vagas centradas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O programa terá como fontes de recursos os fundos constitucionais regionais, e será ofertada a alunos com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. Os bancos terão risco de crédito.
O chamado Fies III vai dispor de 60 mil vagas em 2018, também para estudantes com renda familiar por mês de até cinco salários mínimos. Desta vez, os recursos virão do BNDES e dos fundos de desenvolvimento regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.