Número de mortos pelas enchentes chega a 143
Segundo balanço divulgado na manhã de hoje pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortos chegou a 143, contabilizado nos 446 municípios atingidos pelas enchentes.
Pelo relatório ainda, o número de feridos é de 806 pessoas e 125 desaparecidos, com 1.115.704 pessoas afetadas. Desse total, 537.380 estão desalojadas e 81.170 estão em abrigos.
Desde o início das operações de socorro, já foram resgatadas 76.399 pessoas e 10.555 animais.
Novos deslizamentos e chuva intensa
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu alerta de risco alto para deslizamentos nas regiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste, Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre, com atenção especial à Serra Gaúcha.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também há riscos de chuvas intensas para essas regiões, além de um grande perigo para acumulados de chuvas, com chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. O alerta é válido até às 18h de hoje, domingo. Pela previsão ainda, as temperaturas deverão ter um declínio de 5ºC, a partir de hoje.
Já o site Climatempo informa que uma nova área de baixa pressão vai manter as instabilidades em áreas do RS e o tempo vai ficar encoberto, com previsão de temporais para todo o Estado. Pelo site meteorológico, Porto Alegre deve registrar temperaturas entre 18°C e 22°C.
A Defesa Civil destaca que entre os alertas, estão:
Perigo extremo por chuva excessiva (mais de 100 milímetros) e ventania de mais de 90km/h no litoral norte do RS, Serra Gaúcha e noroeste do Estado;
Perigo por chuva muito volumosa (mais de 50 milímetros) e ventania de mais de 90km/h em Porto Alegre, áreas centrais do RS e Norte do Estado;
Além de atenção para fortes pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento de 51 a 70 km/h, na fronteira oeste e na região da Campanha gaúcha.
Da Redação com O Sul