Número profissionais de saúde é ampliado para atender casos de síndromes respiratórias
Em razão do aumento de casos de gripe em Rondonópolis, desde ontem foi ampliado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de médicos e de equipes de enfermagem para atuar na linha de frente para atendimentos de casos de síndromes respiratórias. Paralelamente, as equipes de agentes de saúde também intensificaram as visitas às residências, inclusive, para orientar os moradores sobre a prevenção e os cuidados que devem ser observados.
Outra medida tomada foi a de que todos os PSF’s, centros de Saúde, policlínicas, unidades com atendimento de Terceiro Turno, passaram a ser referência para atendimento a pessoas que apresentem os seguintes sintomas: febre, calafrios, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alteração no olfato e paladar.
Trabalhando com a evidência de que o surto de gripe seja do vírus H1N1 (gripe Influenza), não está descartada a possibilidade de que a gripe que atinge a população adulta e infantil seja o vírus H3N2, que se alastra pelo país e que, inclusive, já causou óbitos no Rio de Janeiro.
O número de adultos contaminados é bem expressivo e quanto a crianças, segundo informou a SMS, a demanda por atendimentos no Pronto Socorro Infantil subiu de 60 casos, na média diária, para mais de 300 por dia, representando um crescimento de mais de 500%.
Alerta a SMS, que em caso de sintomas de gripe, a população (adultos e crianças) deve se dirigir para uma das unidades básicas de saúde de sua região. Para sintomas respiratórios em crianças, a orientação, conforme ressaltou o secretário-adjunto Municipal de Saúde, médico Hélio Garcia Neto, é procurar inicialmente um posto de saúde. “No caso de crianças com sintomas que incluem febre superior a 38 graus, ou com diarreia líquida associada, os pais devem procurar o Pronto Atendimento Infantil”, explicou o secretário-adjunto Municipal de Saúde, médico Hélio Garcia Neto.
Já os adultos, devem estar atentos a sintomas mais graves. “A orientação é que adultos que tenham sintomas respiratórios com falta de ar, muita prostação, dor ao respirar devam procurar atendimento no Hospital de Retaguarda, pois são sintomas que podem evoluir para pneumonia viral”, afirmou Hélio Garcia.
Prevenção
Para evitar a contaminação e a consequente disseminação do vírus, a população deve manter os cuidados de higiene já utilizados para conter a covid-19, usar máscara e evitar aglomerações, evitando também deixar as crianças em contato com outras e em aglomerações.
Hélio Garcia complementou que crianças se contaminam e transmitem os vírus da gripe com mais intensidade e por isso o cuidado deve ser ainda maior. “É importante que os pais evitem que as crianças tenham muito contato com outras crianças e não permitam a permanência delas em aglomerações. Manter medidas de higiene também são importantes para evitar a contaminação”, destacou.
Pedido de vacinas
Também como medida para buscar conter os casos de gripe na cidade, a Pasta solicitou via ofício ao Ministério da Saúde e Governo do Estado mais doses da vacina contra a gripe Influenza, já que o município havia finalizado a campanha de vacinação e não conta com doses disponíveis, para atender um número maior de pessoas.