Observatório dos Direitos dos Animais de MT

0

Grupo se organiza para criar o observatório em MT

Grupo se organiza para criar o observatório em MT

Acadêmicos e pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais (Gedifi), vinculados ao Curso de Direito da Unemat, campus Alto Araguaia, após participarem do I Colóquio Internacional- Racismo Ambiental, Ecologia, Educação e Interculturalidade, na Universidade Federal de Rondonópolis, com a apresentação de trabalhos nas temáticas “Direitos dos Animais, Meio Ambiente e Racismo Ambiental”, pretendem dar início a uma discussão visando a criação do Observatório dos Direitos dos Animais de Mato Grosso.
As discussões, nesse sentido, foram iniciadas no simpósio e abordaram as pesquisas de Novos Direitos, da Justiça Social e a Sociedade na modernidade líquida, sendo que um dos eixos de destaque foi o Direito dos Animais.
A temática Direito dos Animais ganha destaque cada vez mais, ainda mais na cidade de Rondonópolis e região que enfrenta problemas de saúde pública relacionados ao bem-estar animal e os trabalhos realizados pelas redes de apoio, como as associações, instituições do sistema de justiça e sociedade civil organizada.
O Direito dos Animais desponta como um novo ramo do direito, “protegendo os fundamentos naturais à vida na sua inteireza, não apenas o meio ambiente, mas os direitos fundamentais, reconhecendo-os como seres dotados de percepções e sensações, com direito a vida digna, respeito e políticas públicas que possam avançar além do que já está posto”, declara o coordenador do grupo de estudo e pesquisa Gedifi (Unemat/Cnpq), professor Éverton Neves.
A aluna Maria Camila, integrante do Grupo de Estudo, destaca que “o grupo tem como meta fomentar um debate para criação do observatório, para que por meio da conscientização, de seminários e sugestões legislativas possamos entender que a proteção do animal, em si mesma, deve ser concebida. É preciso despertar no ser humano, a luta pelos direitos de outras espécies”, pontua a aluna.
Convite
O Gedifi convida toda a comunidade a participar das reuniões que acontecem em Rondonópolis e Alto Araguaia, para que se possa fomentar a criação do Observatório das políticas públicas e principalmente das propostas legislativas no Estado de Mato Grosso, em relação à temática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *