Oito marcas de azeite são reprovadas em teste de qualidade

AzeiteEm teste de qualidade realizado pela Proteste, oito marcas de azeite extra-virgem foram reprovadas por fraude contra o consumidor, ou classificação diferente da indicada no rótulo.
Dos 20 produtos testados, quatro foram eliminados e outros quatro não são indicados para compra. A Proteste pediu a retirada dos produtos do mercado.
Em quatro marcas analisadas – Figueira da Foz, Tradição, Quinta d`Aldeia(reincidentes) e Pramesa – a análise em laboratório comprovou adulteração do produto, com adição de outros óleos vegetais, o que não é permitido por lei.
Isso significa que esses azeites não tinham apenas a gordura proveniente da azeitona – o que os classifica como extravirgens – e coloca em risco uma das propriedades primordiais do azeite: favorecer a saúde.
Nas outras quatro marcas – Qualitá, Beirão, Carrefour Discount e Filippo Berio – embora tragam a palavra extravirgem na embalagem, a análise sensorial apontou que eles eram apenas virgens. Isso significa que, na hora da compra, você paga mais caro por um extra-virgem, mas leva um produto diferente para casa.
Além disso, obteve o melhor custo-benefício entre os produtos analisados. Entretanto, o produto ainda precisa de adequações no rótulo, uma vez que não informa a data de envase.
Fonte/imagem: Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f