Operação Meio Ambiente Seguro intensifica repressão ao desmatamento e garimpos ilegais

0

Dia 11 foi desativado um garimpo em Colniza (BPA)

Dia 11, foi desativado um garimpo em Colniza
(BPA)

Desde sábado (11), 50 policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em conjunto com a SEMA, DEMA, Juizado Ambiental e unidades locais da Polícia Militar participam da Operação Meio Ambiente Seguro, coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), deflagrada em todo o Estado, para reforçar o combate aos crimes ambientais.
A operação vai até o dia 31 e é focada na repressão ao desmatamento, principalmente aqueles com uso do fogo na limpeza e manejo de áreas rurais, ao garimpo, e à pesca e caça ilegais em diversas regiões.
As ações tiveram início no dia 1º deste mês, na Baixada Cuiabana (Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger) e em municípios de regiões extremas no interior do Estado, onde há maior incidência de garimpos e desmatamentos ilegais.
Conforme o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, os policiais estão atuando em todas essas frentes, respaldados em leis estaduais e federais., como o decreto 677/2024, que proíbe por cinco anos o transporte, armazenamento e comercialização de 12 espécies de peixes, e o decreto no 827/2024, que trata da proibição do uso do fogo no manejo do solo, entre primeiro de julho e 31 de outubro.
No primeiro dia da operação, as equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental prenderam três homens e fecharam um garimpo ilegal no Parque Estadual Igarapés do Juruena, no município de Colniza (no Noroeste de Mato Grosso, na divisa com Rondônia e o Amazonas).
A atuação das forças policiais nesse local também rendeu uma multa de R$ 258 mil, apreensão de uma arma de fogo, dois motores e 24 metros de mangueira, usada para canalizar água para lavagem dos materiais extraídos na escavação do solo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *