Orientações à população para ligações domiciliares de esgoto

0

O esgoto em nossa cidade tem como destino final uma estação de tratamento. Para cumprir a finalidade para o qual foi construído, o sistema de coleta e de tratamento depende que cada cliente faça as ligações na rede de esgoto cumprindo as normas técnicas. Principalmente para não misturar o esgoto com a água da chuva.
Na rede do Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear) só deve ser lançado o esgoto. Se a água da chuva for canalizada para a rede coletora, pode haver sobrecarga na tubulação e o esgoto irá retornar para dentro de algum imóvel, normalmente pelo vaso sanitário.
A água das calhas e ralos deve ser encaminhada para a galeria de água pluvial, instalada pela Prefeitura. Na parte externa da galeria, estão instaladas as bocas de lobo, que retém o lixo e permitem o escoamento da água da chuva das calhas e das ruas. Estes equipamentos compõem o sistema de drenagem e a água da chuva é destinada a um rio.
A população deve seguir medidas simples de escoamento para destinar os resíduos dos imóveis.
O esgoto que sai da pia de cozinha e da churrasqueira, deve passar pela caixa de gordura antes de chegar à rede do Sanear. Essa caixa deve receber limpeza periodicamente, para evitar que os resíduos entupam a rede e provoquem o retorno do esgoto para dentro da residência.
Em lojas de materiais de construção já existem à venda, caixas de gordura com cestinha que armazena a gordura e permite a limpeza de forma fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *