País registra 62 mortes e mais de 8 mil casos de Covid-19 em 24 horas
O Brasil registrou 62 mortes e 8.195 casos de Covid-19, do sábado (28) para o domingo (29), segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, ontem.
Com a atualização, o país tem um total de 30.953.579 casos e 666.453 vítimas da doença desde o início da pandemia, em março de 2020.
Casos de SRAG no país
Em nível nacional, os casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente de presença de febre, apresentam sinal forte de crescimento nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas). “O sinal de crescimento recente está presente em faixas etárias da população adulta”, ressaltou o coordenador do InfoGripe da Fiocruz, pesquisador Marcelo Gomes, destacando que os dados atuais indicam a permanência da associação dessa tendência de crescimento de SRAG com o aumento de casos de Covid-19, sendo observada desde a Semana Epidemiológica de 24 a 30 de abril.
Em crianças de zero a 4 anos, continua a predominância do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), seguido dos casos de rinovírus, Sars-CoV-2 e metapneumovírus.
Nas demais faixas etárias, o Sars-CoV-2 é predominante entre os casos com identificação laboratorial.
Vacinação e máscaras
O aumento dos casos de coronavírus, relacionados à SRAG, está fazendo com que muitas prefeituras reforcem a vacinação (influenza e 4ª dose) junto aos grupos de risco e retomem o uso de máscara em ambientes fechados ou locais abertos, com aglomerações, principalmente por idosos e imunossuprimidos, que fazem parte de grupos mais vulneráveis.
Com CNN Brasil/Correio Braziliense/Fiocruz