Participantes do Bolsa Família podem perder o benefício
As famílias participantes do Programa Bolsa Família do município devem comparecer até o dia 20 deste mês a uma unidade de Saúde mais próxima de onde residem, para cumprirem com as condicionalidades estabelecidas pelo Governo Federal e não perderem o benefício.
O alerta está sendo feito pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social, uma vez que o comparecimento é obrigatório para a continuidade do recebimento e apenas 30% dos beneficiados compareceram para regularizarem sua situação, significando bem menos da metade da meta deste ano para o município, que é de 78%.
Segundo dados do Ministério da Transparência (MT) e da Controladoria-Geral da União (CGU) divulgados no início de 2018, mostrando o resultado da avaliação da atuação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 430 famílias tiveram o benefício cancelado em Rondonópolis e 987 benefícios foram bloqueados.
Rondonópolis foi o terceiro município mato-grossense com maior número de cancelamentos, ocupando a mesma posição no ranking de quantidade de bloqueios. Para a cidade não repetir esse feito, é necessária a colaboração das famílias beneficiadas que precisam realizar o acompanhamento, realizado duas vezes por ano pelas equipes municipais de Saúde.
Os participantes do programa devem levar o cartão de vacinação para conferência se as vacinas estão em dia, realizar a pesagem e altura das crianças e o pré-natal no caso das gestantes, dentro do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.