Pequenos produtores receberam orientação sobre comercialização institucional
Na manhã de quinta-feira da semana passada, produtores do setor de agricultura familiar participaram de reunião com a Secretaria Municipal de Agricultura, no salão do Sindicato da Agricultura Familiar do bairro Monte Líbano, com a finalidade de receberem orientações acerca de projetos de comercialização institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Os cerca de 100 produtores, além de tirarem dúvidas quanto aos programas, expuseram as dificuldades em participar deles, citando como entraves a burocracia e o transporte dos alimentos.
Para secretário municipal de Agricultura, Gladston Alves Moureira, o encontro foi satisfatório e dele surgiram novas propostas, para facilitar o processo de integração e logística dos envolvidos. “Cerca de 30% da compra dos produtos destinados à merenda escolar, precisa advir da agricultura familiar. Sendo assim, esses produtores muitas vezes perdem essa oportunidade, por não conhecerem os programas. Outro ponto importante, é a dificuldade no transporte, que pode ser resolvida com o centro de distribuição”, pontuou o secretário.
Assuntos como certame, relação de cooperativa e município, programa de aquisição de alimentos, doação simultânea, entre outros temas, também foram abordados pelos palestrantes.
Participaram da reunião, integrantes das cooperativas de Pedra Preta e Ouro Branco, equipe da Merenda Escolar de Rondonópolis, Assessoria Pedagógica Estadual, Comissão Pastoral da Terra e movimentos sociais como Movimento de Trabalhadores Assentados e Acampados (MTA), Movimento sem Terra (MST), 13 de Outubro e Movimento de Luta pela Terra (MLT).