Petterson Silva participa da Jaguar Parade 2019
Um dos expoentes das artes plásticas de Rondonópolis e de Mato Grosso, o premiadíssimo nacional e internacionalmente Petterson Silva, está participando, a convite, da edição deste ano da Jaguar Parade, na capital paulista, que tem como objetivo chamar a atenção para a degradação da fauna silvestre do país, em especial quanto aos riscos crescentes de extinção que corre a onça-pintada, considerada o maior felinos das Américas e animal-símbolo da fauna brasileira.
Evento
Iniciado em abril, o evento está na fase de pinturas ao vivo de esculturas em gesso do animal, no Shopping Market Place, com a participação de 45 artistas plásticos brasileiros, que serão leiloadas com repasse integral dos recursos, para o Projeto Onçasafari – associação que promove a conservação da biodiversidade, em especial da onça-pintada, e o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que atua, por meio do ecoturismo e estudos científicos.
Promovida pelo projeto Conexão Jaguar – programa de sustentabilidade da ISA CTEEP (empresa concessionária de transmissão de energia elétrica brasileira) e com recursos da Lei Rouanet – a mostra procura contribuir para a mitigação das mudanças do clima, para a conservação de áreas de importância para a biodiversidade e que conectam populações da onça-pintada na América Latina, por meio da comercialização de créditos de carbono certificados internacionalmente.
Programação
Conforme a programação, as próximas fases abrangem: Exposição Coletiva (27/09 a 24/10); Exposição Pública – nos shoppings da Rede Iguatemi e nas ruas e praças de São Paulo(25/10 a 23/11); e Leilão Beneficente no Hotel Unique (29/11).
O artista
Autodidata, em junho de 2016, o artista plástico rondonopolitano participou do 1º Salão de Arte Brasileira, em Vaduz-Liechtenstein, na Suíça, tendo sido vencedor na categoria de pintura, com a obra intitulada “Brasilidade”, que retrata belezas características de Mato Grosso – uma índia da etnia carajás e aves comuns no Estado.
Em julho deste ano, Petterson Silva representou o Brasil em um dos principais prêmios de arte da Itália, o Prêmio Giulio Cesare, que aconteceu em 7 de julho no Velli Palace, em Roma, tendo sido premiado com a obra intitulada “Aliança”, feita com técnica óleo sobre tela, e que faz uma referência a riqueza da fauna brasileira e um alerta sobre a necessidade da preservação da região pantaneira.
Dentre suas inúmeras e perfeitas obras espalhadas pelo Brasil e pelo exterior, se destacam o painel do saguão principal do Poder Legislativo de Rondonópolis e uma tela no Palácio do Planalto, na capital federal.
Parabéns Petterson, por você contribuir para a preservação da fauna brasileira e por nos representar tão bem, mundo afora!
Parabéns Estela Boranga, bela matéria