PF cumpre 10 mandados de busca e apreensão em MT, contra financiadores do 8/1

0

(Arquivo/Breno Esaki/Especial Metrópoles)

(Arquivo/Breno Esaki/Especial Metrópoles)

Policiais federais estão cumprindo desde as primeiras horas da manhã de hoje (08), 48 mandados judiciais, sendo 47 de busca e apreensão e um de prisão preventiva, em 11 estados e no DF.
Do total, são cumpridos 10 ordens judiciais em Mato Grosso – onde o número é maior -, sendo o restante cumprido no Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e no Distrito Federal.
A ação faz parte da 23ª fase da Operação Lesa Pátria e objetiva pessoas que financiaram e fomentaram os atos ocorridos há um ano atrás, no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos das instituições.
Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e são embasados na investigação de fatos que constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Os mandados determinam a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, cujo valor apurado pelos danos causados ao patrimônio público, chegam a R$ 40 milhões.
Confira abaixo, os mandados referentes a cada estado:
BA – 02
DF – 05
GO – 02
MA – 04
MG – 02
MT – 10
PR – 01
RO – 01
RS – 13
SC – 02
SP – 01
TO – 03
Mandados de prisão preventiva
BA – 01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *