PF deflagra nova operação relacionada a venda de sentenças por desembargadores do TJMT
Em ação autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, nova operação por venda de decisões judiciais, direcionada a pessoas ligadas a um dos dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso – Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho -, que veio à tona com a deflagração da Operação Sisamnes, em novembro deste ano.
A negociação de decisões judiciais era feita por uma organização criminosa que contava com a participação de integrantes do Poder Judiciário de Mato Grosso e outros agentes públicos.
O esquema de corrupção, segundo a Polícia Federal, envolvia advogados, lobistas, empresários e assessores que atuavam como intermediários entre os magistrados e os interesses privados.
As investigações estão centradas nos dois desembargadores do TJMT, que foram afastados de seus cargos por determinação do Conselho Nacional de Justiça e usando tornozeleiras eletrônicas. Ambos são suspeitos de vender decisões judiciais e vazar informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.
Os dois desembargadores, cita a Polícia Federal, mantinham relação estreita com o advogado rondonopolitano Roberto Zampieri, morto por encomenda no início da noite do dia 05 de dezembro do ano passado, quando deixava seu escritório no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
As investigações levantaram que o advogado atuava como lobista no TJMT, e repassava aos desembargadores “presentes de elevado valor”, em troca de decisões favoráveis.
Da Redação com G1 MT