PJC desmonta esquema de furto de peças em Rondonópolis
Na manhã de hoje, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Rondonópolis, deflagrou a Operação Mercado Paralelo, visando desarticular uma quadrilha que vinha praticando furto e receptação de peças de caminhões na região Sul e também em outras cidades do estado.
Estão sendo cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Rondonópolis, em empresas sediadas na cidade e também na Capital, Cuiabá, por mais de 30 policiais da DERF, da 1ª Delegacia e DHPP de Rondonópolis e da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), de Cuiabá.
Conforme as investigações, iniciadas em agosto último, o esquema foi levantado após a prisão de dois suspeitos, apontados como os maiores especialistas no furto de peças de caminhões no Estado, cuja quadrilha repassava o material furtado a duas empresas do ramo de venda de peças deste tipo de veículo.
Segundo a DERF, os donos das empresas contratavam os autores dos furtos e encomendavam as peças, sendo que a dupla presa em agosto rodava Mato Grosso praticando os furtos, que geralmente ocorriam durante a madrugada nos pátios de postos de combustíveis ou às margens de rodovias.
As peças preferidas pelos criminosos eram módulos de motor e de iluminação e também cervo de embreagem, com valores que chegam a R$ 20 mil cada uma, sendo comercializadas pelas empresas por valores bem abaixo da tabela, no chamado mercado paralelo.
A quadrilha já havia contabilizado R$ 1 milhão, decorrente dos crimes envolvendo peças furtadas.
Está marcada para as 15 horas, na DERF, uma coletiva à imprensa quando será apresentado um balanço da Operação Mercado Paralelo.