Poder Judiciário realiza a 6ª edição do movimento “Todos por Elas” em Rondonópolis

(Divulgação)

Promover a conscientização sobre a violência de gênero e fortalecer a rede de apoio a mulheres, crianças e adolescentes. Estes são os objetivos da 6ª edição do movimento “Todos por Elas”, que será realizado durante 40 dias, entre os dias 18 deste mês e 28 de março, em Rondonópolis. A abertura será realizada terça-feira (18), às 9h, no Fórum da Comarca.
A iniciativa é do Poder Judiciário de Mato Grosso e realização da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CeMulher/TJMT).
A abertura contará com a presença das magistradas, desembargadora Maria Erotides Kneip, coordenadora da Cemulher, e juíza Maria Mazarelo Farias Pinto, da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, além de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, instituições e empresas parceiras.
Cronograma
Durante o período, em alusão ao mês da mulher, serão realizadas diversas ações de conscientização em escolas, empresas e instituições públicas e privadas, eventos locais, escolas, centros comunitários, praças de pedágio e nos principais pontos da cidade. As atividades foram estrategicamente pensadas para levar conscientização a ambientes amplamente ocupados pelo público masculino, como o setor de transporte de cargas.
Estão previstos ciclos de palestras sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e atividades pedagógicas como adesivaços nas principais ruas e avenidas de Rondonópolis, pit stop em pontos estratégicos e distribuição de materiais de divulgação. Uma audiência pública, para discutir as questões relativas à violência de gênero e as medidas de apoio, oferecendo um espaço para o diálogo entre autoridades, especialistas e a comunidade, também está programada.
Números
Durante os oito anos de realização, o encontro conta com mais de 10 mil pessoas impactadas em palestras com profissionais da área da saúde mental; mais de 30 mil panfletos entregues; mais de três mil adesivos colados em caminhões e veículos de passeio; mais de 40 mil quilos de alimentos doados e, o mais importante, a redução significativa dos indicadores de violência contra a mulher no município.
Parcerias
Em 2025, a ação conta com a participação de parceiros, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Concessionária Nova Rota do Oeste, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Rondonópolis e Região (SETCARR), Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Terrestre de Rondonópolis e Região (STTRR), Associação dos Transportadores de Carga de Rondonópolis (ATC) e Concessionária Nova Rota do Oeste.
Secom TJMT