PPS troca de nome
Em reunião extraordinária da nacional do partido realizada em Brasília no sábado (23), o Partido Popular Socialista (PPS) passou a se chamar Cidadania, seguindo outras siglas que alteraram os nomes para minimizar o desgaste com a crise da representação política no País.
Desde 2017, seis partidos já trocaram de nome: o PTN virou Podemos; o PEN tornou-se Patriota; o PSDC mudou para Democracia Cristã; o PT do B trocou para Avante; o PMDB tirou o P da sigla e voltou a se denominar MDB; e o PP ficou apenas com um P, de Progressistas.
Em Rondonópolis
Um dos remanescentes do PPS em Rondonópolis, com mandato, é o vereador Reginaldo Santos. Os outros dois vereadores que eram do partido, Thiago Muniz e Fábio Cardozo, foram para o PDT, no ano passado.
Reginaldo Santos está agendado uma visita com a executiva nacional do Cidadania, a fim de conhecer os rumos do partido. “Queremos saber, se o partido terá autonomia nos estados e municípios. Vamos também analisar a situação da prestação de contas e jurídica, a nível estadual e municipal. Depois de colher informações em todas as esferas, tomaremos os rumos para o futuro”, completa.
Bancada federal forte
O Cidadania nasce com a missão de transitar entre os principais partidos do Brasil. Em nível nacional, o partido está composto por uma bancada de oito deputados federais e três senadores.
Em Mato Grosso, a nova legenda herdará um ativo de filiados de 29.662 nomes. Deste total, segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, quase 2 mil destes eleitores têm domicílio em Rondonópolis.