Prefeitura e União constroem espaço para reduzir vulnerabilidade social

0

Obra está em fase de conclusão

Obra está em fase de conclusão

Rondonópolis, assim como muitas outras cidades brasileiras, passará a contar, a partir de outubro deste ano, com um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – num projeto desenvolvido pelo governo federal com as prefeituras, englobando programas que objetivam reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população.
Hoje, 70% do projeto já está concluído e quando inaugurado, vai atender a população do Residencial Margaridas e região, beneficiando famílias dos bairros Parque São Jorge e Alfredo de Castro.
Construído por meio de parceria entre a União e o Município, o CEU integra num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania.
No local funcionará um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que segundo a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Márcia Rotili, tem como meta atender, a cada ano, um mínimo de 5 mil famílias. “Estamos levando os serviços do Cras, para mais próximo das famílias da região”, salienta.
Além do CRAS, o CEU terá espaços destinados a biblioteca, cinemateca, laboratório multimídia, salas de oficinas, pista de skate, quadra poliesportiva coberta, playground e locais para convivência.
Para Márcia Rotili, o dentro de referência permitirá o desenvolvimento pleno intersetorial das políticas públicas, que visam a redução da vulnerabilidade social das famílias e a melhoria na qualidade de vida.
Com 3 mil metros quadrados de área construída, a obra de Rondonópolis prevê um custo de R$ 1,8 milhão em recursos de União, mais a contrapartida do Município.
De acordo com dados do Governo Federal, atualmente estão em funcionamento 357 CEUs em cinco regiões do Brasil. Em Mato Grosso, conforme a União, foi inaugurado um CEU em Sorriso e estão em construção o de Rondonópolis e Cuiabá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *