Professor Ricardo “Klinker” recebeu Título de Cidadão Mato-grossense por serviços prestados
Por relevantes serviços prestados a Mato Grosso, o professor do Instituto Federal, Mestre em Educação, sindicalista e ativista dos movimentos sociais, Ricardo Klinkerfus Filho – o professor Ricardo Klinker – foi um dos agraciados, em dezembro passado, com o Título de Cidadão Mato-grossense, por indicação do deputado Valdir Barranco (PT).
A honraria é concedida pela Assembleia Legislativa do Estado, por indicação de seus deputados, a pessoas que, embora nascidas em outros Estados da Federação, tenham desenvolvido atividades que contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso, em sua área de atuação.
Histórico
Natural de Londrina (PR), Ricardo Klinkerfus Filho chegou a Mato Grosso em 1989, se graduando em História pelo então campus da UFMT, hoje UFR, e obtendo o título de Mestre em Educação pela instituição. Professor concursado desde 2006, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), em São Vicente da Serra, tradicional escola agrotécnica do estado, que a partir de 2008 passou a integrar o Instituto Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (IFMT), o homenageado possui mais de três décadas dedicadas ao Ensino, tendo lecionado em Cuiabá, Guiratinga, Tesouro, Rondonópolis, Jaciara e São Vicente.
Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 2004, embora já fosse militante do partido antes de vir para Mato Grosso, Ricardo fincou ainda mais raízes em solo mato-grossense, com o nascimento de um filho, hoje com 20 anos.
Enquanto estudante secundarista ajudou a fundar grêmios estudantis, em diversas escolas de diferentes cidades; foi diretor de Comunicação do Centro Acadêmico de História; e duas vezes presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da então UFMT, de Rondonópolis.
Foi o primeiro presidente da União Estadual de Estudantes de Mato Grosso – UEE/MT e como sindicalista, ajudou a fundar o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais em Guiratinga, em 1991-2. Em 2006, filiou-se ao SINASEFE em São Vicente da Serra e junto com outros servidores, fundou a seção sindical da entidade classista em Rondonópolis, no ano de 2011.
Foi do Comando Nacional de Greve em Brasília, em 2012 e em 2013, participou da fundação do Fórum Popular em Defesa da Democracia de Rondonópolis; grupo este, que esteve presente em dezenas de atos e manipulações políticas em nosso município.
Candidato a vereador pela primeira vez em Rondonópolis, nas eleições de 2020, não se elegeu mas ajudou a somar votos suficientes para o PT retornar a Câmara de Vereadores local.
Hoje divide seu tempo entre família, atividades acadêmicas, ações sindicais e seu ativismo político antifascista e pró-democracia, em suas redes sociais.
“Em Mato Grosso, conheci pessoas das mais importantes da minha história. Tive sobrinhos maravilhosos e um filho que me enche de orgulho. Aqui construí minhas carreiras profissional, acadêmica e política. Nesta terra eu “plantei e colhi” tudo que tenho e sou grato ao deputado estadual Valdir Barranco, por possibilitar me tornar cidadão mato-grossense.
Agora, posso dizer que sou “bem Mato Grosso”, destacou o homenageado.