Programa incentiva a criação de peixes em Rondonópolis

0

Atividade conta com apoio técnico da Prefeitura (Ilustrativa)

Atividade conta com suporte da Prefeitura
(Ilustrativa)

Destaque no setor do agro-negócio nacional, o município de Rondonópolis tem fomentado e fortalecido particularmente um novo segmento, a piscicultura. A atividade, é uma alternativa de renda para os pequenos produtores.
Para estimular essa alternativa econômica, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Rondonópolis conta com um programa de incentivo à agricultura. Para trabalhar neste programa, a Pasta conta com dois profissionais de zootecnia que ajudam no incentivo, com visitas, auxílio nas técnicas de fluxo da atividade e com orientações quanto à produção.
Atualmente, segundo a Secretaria, já foi solicitada a construção de 336 tanques, sendo que 135 já estão em plena produção.
De acordo com a Secretaria, cada propriedade produz 234 quilos de peixes por ano, com o programa, a expectativa que este número suba para 5 mil quilos. A maior parte do pescado – tambatingas, tambaquis e pintados –, é comercializada em feiras e mercados da cidade.
Segundo o secretário municipal interino de Agricultura e Pecuária, Gladston Moureira, o município presta toda assistência para a produção de peixes. “O produtor tem à disposição serviços como a escavação de tanques, assistência técnica, contratos de comercialização e consultoria de projetos. Esta é uma oportunidade a mais de geração de renda para o pequeno agricultor”, destacou o secretário.
Isenção do ICMS
Mato Grosso é considerado hoje, como o quarto maior estado produtor de peixes no país. Na semana passada, o Governo do Estado anunciou a prorrogação do período de isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS por mais 10 anos, para os piscicultores. “Isso vai contribuir ainda mais para o aumento da produção de peixe, com os produtores passando a contar com o acompanhamento e a assistência técnica pelo município”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *