Projeto de Cinema nas Escolas de Alto Araguaia continua em 2024 e planeja expansão para Rondonópolis

0

(Assessoria)

(Assessoria)

A Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck, em Alto Araguaia, desenvolveu no segundo semestre de 2023 o projeto “O cinema brasileiro, pautando discussões em sala de aula”. A iniciativa, aprovada pelo Edital 003/2023 do Programa Pesquisa e Inovação na Escola (PIE) e financiada pela FAPEMAT, obteve resultados positivos, garantindo sua continuidade em 2024. O projeto é realizado em parceria com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NUEPE) e a Biblioteca do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis-UNEMAT.
O projeto exibe filmes brasileiros para alunos da educação básica, especialmente os do último ano do ensino fundamental e médio. Os filmes são selecionados com base em critérios pedagógicos, cumprindo a lei 13.006/2014, que exige pelo menos duas horas de cinema brasileiro nas escolas. Além de complementar as atividades escolares, o projeto ensina sobre diferentes gêneros de filmes e temas importantes.
Durante o projeto, especialistas e professores participam de debates para discutir temas como sustentabilidade, saúde mental, empatia, mercado de trabalho, violência, adaptações literárias, capitalismo e inclusão social. Esses debates promovem uma experiência de aprendizado que enriquece a formação sociocultural e política dos alunos.
Os filmes são escolhidos cuidadosamente e os alunos menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis, para participar. Após cada exibição, há uma mesa-redonda com um professor mediador, um professor convidado que entende do tema e um convidado externo. Eles discutem aspectos do filme e levantam questões sobre interdisciplinaridade, cultura e cidadania. Os encontros ocorrem à noite, no auditório da escola, e duram quatro horas, ajudando também a reduzir a evasão escolar.
Os filmes exibidos em 2024, incluíram:
Uma apresentação sobre gêneros de filmes e a legislação brasileira.
“O Palhaço” (Ficção) com discussão sobre saúde mental.
“Nise: O Coração da Loucura” (Cinebiografia) com debate sobre a luta feminina.
“Uma História de Amor e Fúria” (Animação) sobre a história do Brasil.
“Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar” (Documentário) sobre trabalho e capitalismo.
O último filme, “Meu Pé de Laranja Lima” (Adaptação Literária), será exibido em 30 de julho de 2024, com uma discussão sobre literatura e cinema.
Para o próximo semestre, a coordenação do projeto já está em diálogo com parceiros para uma edição especial em Rondonópolis.
Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *