“Projeto Judô nas Escolas” vai beneficiar mais de 1,5 mil crianças

(Wheverton Barros/ Gcom)

(Wheverton Barros/ Gcom)

Na manhã de sexta-feira (11), foi realizada a aula inaugural do “Projeto Judô nas Escolas”, numa parceria da Prefeitura de Rondonópolis, por intermédio das Secretarias Municipais de Educação; Esporte; e Cultura, com a Associação de Judô e Cultura Física de Rondonópolis, numa indicação do vereador José Felipe Horta.
O projeto atenderá cerca de 1.500 crianças do Ensino Fundamental do município, com a realização de aulas nos contraturnos, nos centros de treinamentos e nas próprias unidades escolares. A aula inaugural do projeto, aconteceu na sede do Centro de Treinamento de Judô Prof. Minoru Arimoto, localizado no bairro Jardim do Sol.
A Prefeitura adquiriu 500 peças de kimonos para distribuir entre as crianças da rede municipal, em cuja aula inaugural, foram distribuídos 380. Como é objetivo do Prefeito em ampliar o projeto para mais escolas, foi autorizada a abertura de licitação para a compra de pelo menos, mais mil kimonos.
Pátio pretende ainda criar espaços de treinamentos nas próprias escolas e para tanto, além dos kimonos, vai autorizar a compra de tatames (espumas de piso), para a prática da referida modalidade esportiva nas próprias unidades escolares.
“Ao aprovar esse projeto do Judô eu quero multiplicar e popularizar o esporte nas escolas. Acho essa prática esportiva muito importante, por que trabalha disciplina, respeito, educação, honestidade, sociabilidade e ética. E esses para mim, são valores muito importantes para a formação do caráter de um cidadão de bem”, disse Pátio, e completou: “Queremos com este projeto do judô nas escolas, transformar vidas, dar cidadania e promover a inclusão social das nossas crianças iniciando-as nesse brilhante esporte olímpico”, completou.
Conforme o presidente de Associação de Judô e Cultura Física de Rondonópolis, Carlos Francisco Quesada, “essa parceria da nossa entidade com a Prefeitura de Rondonópolis é importante por dois motivos: primeiro popularizar o Judô nas escolas. E, em segundo, tornar o judô uma opção de esportes para as crianças”, explicou.
Conforme o mestre judoca, “o judô é um esporte muito tradicional, e tem a melhor representação brasileira nas Olimpíadas. Então nós temos hoje a oportunidade de trazer estas crianças para o mundo do esporte do judô, que é um esporte de disciplina, é um esporte de ação. Mas, apesar de ser um esporte de contato, é muito seguro. E a Prefeitura vai dar o suporte, contratando os professores e fornecendo os kimonos, e ainda o transporte para as unidades de treinamento e as escolas. E nós da Associação, juntos com a Federação Mato-grossense de Judô, vamos fornecer os professores treinados, habilitados, e graduados para poderem atuar nessa parceria”, explicou Quesada.
Representando a comunidade judoca, estava presente o presidente da associação de Judô, Carlos Quesada, o professor Libânio Duarte, e, o “Sensei”, mestre Manau Ninomia que trouxe o esporte do judô para Rondonópolis em 1971, quando aqui chegou vindo do Japão aos 23 anos de idade, já ostentando o honroso título de Faixa Preta – 3º DAN.
Judô
Judô é uma arte marcial, praticada como esporte. Criado por Jigoro Kano, em 1882 no Japão, o judô tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada.
Em seu código moral, estão valores como a cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f