Projeto social de Max Russi qualifica 70 mulheres em Nobres
Palestras e qualificações foram resultados de um pedido dos médicos Esmeraldo Alves Ribeiro e Simone Mendes, ambos membros do Instituto Amigos do Bem de Nobres
Em Nobres, mais de 70 mulheres participaram do projeto social “Pelas Mãos Delas”, iniciativa que tem a parceria e articulação do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB). O evento, que contou com rodas de conversa e oficinas de qualificação, teve início no último dia 29 de março, com encerramento nesta sexta-feira (31) e foi um pedido de dois médicos do município, Esmeraldo Alves Ribeiro e Simone Mendes, ambos membros do Instituto Amigos do Bem de Nobres.
A doutora Simone avaliou os três dias de curso como fundamentais, com incentivo às mulheres em buscar sua inserção no mercado de trabalho, bem como um estímulo à autoestima. “Com o curso de quatro períodos, as palestras e oficinas, as mulheres têm um aprendizado fundamental: toda e qualquer mulher consegue espaço onde ela quiser, em tudo o que ela planejar fazer. Tem professoras maravilhosas, carinhosas e dedicadas e isso faz com que as mulheres saiam renovadas.”, avaliou.
De acordo com a coordenadora da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP-MT), Suzy Costa, essa já é a segunda edição do projeto, que pretende alcançar mais quatro municípios em 2023, tendo já passado por Rosário Oeste e Jaciara. A intenção é que o próximo “Pelas Mãos Delas” seja realizado em Dom Aquino. “210 mulheres já receberam as qualificações e a expectativa é atender mais de 320 mulheres, nos quatro municípios que ainda faltam”, explicou.
“Pelas Mãos Delas”
Nobres foi o segundo município da segunda etapa do “Pelas Mãos Delas” a ser contemplado com o ciclo de cursos, que envolve confecção de bolos e artesanatos, oficinas, rodas de conversa, palestras e festivais culturais.
O projeto vem sendo realizado desde o ano passado, quando contemplou 7 municípios em sua primeira edição e faz parte da atuação social do deputado Max Russi, por meio de emenda parlamentar, sob a coordenação da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP-MT).
Em 2022, contemplou 700 mulheres, passando por Poconé e Santo Antônio de Leverger, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Barão de Melgaço.
José Marques/Assessoria