Projeto usa karatê como arma contra riscos sociais

0

Projeto visa afastar os jovens das ruas

Projeto visa afastar os jovens das ruas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Rondonópolis e o Corpo de Bombeiros estão desenvolvendo, em conjunto, o Projeto Atleta Cidadão, que utiliza o karatê como forma de ocupar crianças e jovens, no intuito de contribuir para o desenvolvimento saudável e o afastamento de situações de violência e exploração do trabalho infantil, entre outros riscos sociais.
Dividido em 16 polos, o projeto, que começou há pouco mais de um mês e se estende até dezembro, é realizado no contra-turno escolar, com expectativa de beneficiar cerca de 1500 alunos do Ensino Fundamental.
Durante a primeira visita de acompanhamento das atividades, esta semana, a coordenadora de programas e projetos da Semed, Terezinha Ávila enfatizou o alcance social da iniciativa. Além deste projeto, 80 alunos do Ensino Fundamental das escolas da grande Vila Operária também são atendidos com aulas de música, ministradas por meio da Banda Pequenos Jovens e Grandes Talentos, outra parceria com o Corpo de Bombeiros.
“A maioria desses alunos jamais teria uma oportunidade de estudar música ou uma arte marcial. Mas mais que isto, os programas contribuem para transformar vidas, ensinar disciplina e criar valores que serão levados para a vida adulta, porque mais que atletas ou músicos queremos formar cidadãos”, pontua a coordenadora.
As 16 escolas municipais atendidas pelo projeto Atleta Cidadão, são: Gisélio da Nóbrega, Irmã Elza Geovanela, Princesa Isabel, Gildásia, Firmício Alves, CAIC, Bernardo Venâncio, CPAC, Edivaldo Zulliane, Bonifácio Sacchetti, Vila Paulista, Tancredo Neves, José Antônio da Siva, Primeiro de Maio e Rosalino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *