Raio mata quinze bovinos em propriedade rural de Alta Floresta
A queda de um raio em uma propriedade rural localizada na região da Pista do Cabeça, em Alta Floresta (MT), matou 15 cabeças de gado que estavam no pasto, durante um temporal ocorrido naquela região, no final de semana passado.
Os animais estavam próximos a uma cerca, quando o raio “correu” pelo metal e atingiu os animais, que morreram instantaneamente.
Seguidamente, episódios dessa natureza têm sido registrados no Estado, provocados pelo mau tempo, vitimando animais que na maioria das vezes procuram abrigo em capões de mato, debaixo das árvores, que também atraem as descargas atmosféricas.
Incidência de raios
A incidência de raios em Mato Grosso no ano de 2021 teve um aumento de 160% em relação ao ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
De acordo com os dados, em setembro de 2020 foram cerca de 1 milhão de raios no estado. Em setembro de 2021, esse número aumentou para 2,6 milhões.
O Brasil é o país com maior incidência desse tipo de descargas do mundo, por ser o maior país da região tropical do planeta, a região mais quente e que, por isso, tem mais tempestades.
Da Redação com Notícia Exata