Reajuste de energia é prorrogado
Vem em boa hora a prorrogação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por tempo indeterminado, das tarifas atuais praticadas pela concessionária Energisa Mato Grosso.
Com isso, cerca de 1,5 milhão de unidades consumidoras que são atualmente atendidas pela Energisa no Estado, serão beneficiadas.
A medida foi tomada devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 e de seus efeitos sociais e econômicos, sendo que a agência reguladora também analisa tornar válidos, dentre outros, a utilização de créditos de PIS/Pasep e da Cofins e consequente devolução de créditos tributários aos consumidores, em decorrência da retirada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (“ICMS”) da base de cálculo, das contribuições inseridas nas faturas de energia elétrica.
Assim, se evita de forçar a população a ter que usar lamparina na iluminação de suas casas e de abanadores para espantar o calor, bem como de usar de gelo em cubo, para a conservação de alimentos.
Por outro lado, os consumidores deveriam procurar economizar no uso da energia elétrica, racionalizando ao máximo, o seu uso.
Faz bem para o bolso e para o meio ambiente!