Reaproveitamento da água pluvial
Interessante e oportuno, nestes tempos em que os recursos naturais vêm sofrendo constante agressão pela mão do homem, o Projeto de Lei (PL) do vereador Juary Miranda (SD), que institui o sistema de reaproveitamento da água da chuva para utilização não potável, nos prédios públicos da administração direta e indireta no município de Rondonópolis.
O PL, que foi aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Rondonópolis, desta semana, consiste na instalação de reservatórios para a captação de águas pluviais em todos os prédios ligados a administração municipal, como escolas, creches e hospitais municipais, além das secretarias, tendo por objetivos evitar o uso desnecessário da água potável, preservando esse bem, propiciar economia ao município e também colaborar para que os prédios públicos municipais tenham auto-suficiência hídrica.
O reaproveitamento será destinado na lavagem de calçadas, descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, abastecimento de fontes e espelhos d’água, além de servir para limpeza de automóveis, áreas internas e externas, e para uso emergencial em casos de incêndio, se necessário.
O vereador conta que criou esse projeto, porque é preciso desenvolver meios sustentáveis para minimizar problemas ambientais, já que a água é essencial para a sobrevivência da vida no planeta. “Já começamos pelos prédios públicos, para que o município em suas reformas ou construções, já instale um reservatório onde a água pluvial será armazenada, depois passará por um tratamento e assim será colocada a disposição para uso”, assinalou o vereador.
Cumprimentos, vereador Juary, pelo projeto apresentado!