Reeducandos do sistema prisional serão contratados pela Prefeitura e Coder
Na manhã de hoje, o prefeito José Carlos do Pátio (SD) assinou um convênio com o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, para a contratação de 100 reeducandos e reeducandas, que cumprem pena no Presídio Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande) e também no presidiário feminino de Rondonópolis, que prestarão serviços à Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).
O convênio foi assinado pelo município, com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Poder Judiciário de Mato Grosso, abrindo uma oportunidade de reinserção desses cidadãos, na sociedade.
O modelo desse convênio foi sugerido pelo vereador Jailton do Pesque Pague (PSDB), que conheceu a execução de convênio semelhante, em outro município.
Serão contratados reeducandos que já cumpriram pelo menos 1/3 da pena a que foram condenados, para serem aproveitados em serviços feitos pela Coder, como tapa-buracos, limpeza das vias públicas, pintura de meio-fio e obras de urbanismo.
Na primeira etapa, serão liberados 20 homens com uso das tornozeleiras eletrônicas, para o trabalho durante o dia, que retornarão ao presídio no final do expediente.
O convênio deverá ser expandido também para o sistema penitenciário feminino, o que animou as reeducandas que vivem a cada dia, sem esperança de ter uma vida normal em sociedade.
“Esse convênio é de extrema importância, pois vai dar oportunidade para essas pessoas iniciarem uma atividade profissional e com isso começarem a se reintegrar à sociedade”, destacou o prefeito Zé Carlos do Pátio. Segundo ele, toda a cidade vai ganhar com esse convênio, com a limpeza, conservação e manutenção das vias, bem como os reeducando com uma atividade ocupacional.
O presidente da Coder, José Severino da Silva Neto, o Nino, comentou que a Coder vai ganhar uma nova força de trabalho e dar uma oportunidade de trabalho para esses reeducandos que vão contribuir, com o repasse para suas famílias, de parte da renda que receberem pelos serviços.
A união entre os Poderes envolvidos nesse convênio foi destacada pelo secretário Adjunto de Administração Penitenciária do Estado de Mato Grosso, Emanoel Flores. Para ele, esse envolvimento vai colaborar com a reintegração desses reeducandos, visto que em algum momento eles estarão de volta convivendo em sociedade e melhor ainda, se tiverem trabalhando e recebendo renda mensal.
A juíza da 4ª vara criminal de Rondonópolis, Tatyana Lopes de Araújo Borges, o promotor de justiça Reinaldo Vessani Filho e o sub-diretor da Penitenciária da Mata Grande, Pedro Cardoso de Sá também participaram do ato de assinatura dos contratos.