Reforma da Praça dos Carreiros, é tema de audiência pública
O secretário municipal de Cultura Humberto Campos destacou que o objetivo da audiência é ouvir a sociedade e definir um plano de trabalho, que resgate a Praça dos Carreiros no que se refere à beleza, história e tradição do patrimônio.
“Vamos discutir a situação da Praça dos Carreiros que é uma urgência que o prefeito Zé Carlos do Pátio tem. É preciso reiniciar as obras dessa praça historicamente importante, que há muito tempo de uma reforma. A reforma proposta pela gestão anterior não agradou à sociedade rondonopolitana e o prefeito tem buscado uma alternativa, que agrade e atenda a toda população. É uma discussão que deve ser travada pelos pioneiros, agentes culturais e pela Promotoria de Justiça”, explicou o secretário., destacando que além da discussão da retomada das obras, provavelmente será elaborado um novo projeto.
Balela
Anunciada ainda em fevereiro de 2015 pelo ex-prefeito Percival Santos Muniz (PPS) (leia matéria, aqui), a primeira etapa dos serviços, foi licitada somente em junho daquele ano.
Essa primeira etapa, previa a construção de plataforma, carro de bois – monumento em concreto -, passando depois a mais três etapas, que envolveriam a construção de um chafariz luminoso e de um grande palco para eventos artísticos, a construção de um mini-terminal de transporte urbano, de lojas, e de banheiros públicos com os critérios de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Por fim, estaria prevista a urbanização, com a reforma de canteiros, paisagismo, troca da pavimentação da praça, iluminação de led e construção de um parque infantil.
O projeto de revitalização, segundo o ex-gestor, seria inaugurado no dia 10 de dezembro passado de 2015 – data do aniversário da cidade.
E o que aconteceu, somente, foi a construção do “ Carro de Bois” – monumento em homenagem aos carreiros -, muito bem feito e bonito, que custou aos cofres públicos a “bagatela” de R$ 250 mil, ficando o restante das obras no projeto e no “gogó” do ex-gestor!