Reitora pró-tempore, Analy compõe chapa na disputa pelo comando da UFR

0

Analy e Renato formam chapa para disputarem a 1ª eleição da Reitoria (Assessoria)

Analy e Renato formam chapa para disputarem a 1ª eleição da Reitoria
(Assessoria)

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realiza, no dia 5 de outubro próximo, consulta à comunidade universitária para formação da lista tríplice com os nomes para assumirem os cargos de reitor e vice-reitor da instituição de Ensino Superior. A atual reitora, professora Analy Castilho Polizel de Souza, será candidata ao lado do professor Renato NatanIel Wasques, para comandar a instituição durante o quadriênio de 2024-2027.
Analy e Renato formam a Chapa “Unidos pela UFR”, inscrita para participar da primeira eleição da história da UFR aos cargos de reitor e vice-reitor no próximo dia 5. A escolha se dará através do voto paritário por categoria (professores, técnicos e estudantes). A votação será eletrônica e remota.
O prazo para inscrição de chapas à consulta pública da comunidade universitária se encerrou nesta quinta-feira (21). A campanha está prevista para começar na segunda-feira (25) e vai até o dia 4 de outubro, véspera do pleito.
“Faremos a campanha do respeito, do trabalho, do diálogo, da inclusão e da união entre professores, técnicos e estudantes pela garantia de mais avanços para nossa UFR”, disse Analy.
Nomeada como reitora pró-tempore pelo governo federal em 10 de dezembro de 2019, coube a professora Analy a missão de conduzir os trâmites legais à implantação institucional da UFR, que foi emancipada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 20 de março de 2018.
O processo de implantação institucional foi finalizado no início deste mês, com a aprovação pelo Conselho Superior Universitário, órgão máximo de deliberação da universidade, do seu Regimento Interno.
“Tivemos um longo e amplo período de debates para a construção do nosso regimento, que, após a sua aprovação, abre-se novas perspectivas para a nossa UFR. Agora, é hora de avançar! Por isso, estamos unidos neste propósito!”, completou Renato.
Lista tríplice
O decreto 1.916, de 23 de maio de 1996, regulamenta a escolha dos reitores e vice-reitores de universidades mantidas pela União e estabelece que serão nomeados pelo presidente da República, escolhidos em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição.
A lista tríplice é composta pelos candidatos mais votados no processo de eleição da comunidade acadêmica.
Quem são
Doutora em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia, a rondonopolitana Analy Castilho Polizel de Souza é professora da UFR desde 2008.
Ela foi coordenadora do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Em 2016, eleita a primeira pró-reitora do Campus Universitário de Rondonópolis, sendo indicada em dezembro de 2019 como Reitora Pró-Tempore, responsável pela implementação da Universidade Federal de Rondonópolis.
O professor Renato Nataniel Wasques é doutor em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia. Ingressou na UFR em janeiro de 2013, como docente do curso de Ciências Econômicas. Chegou a ser eleito por dois mandatos coordenador do curso e atualmente é diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas. Ele teve atuação destacada juntos aos Conselhos da Universidade para elaboração e aprovação do Estatuto da UFR, dos Regimentos dos Cursos de Graduação e do Geral, além outros importantes documentos para implantação da UFR.
Valdeque Matos/Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *