Relatório do Procon confirma satisfação de consumidores com serviço do Sanear
O relatório consolidado divulgado pelo Procon municipal mostra que o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) caiu várias posições no ranking de reclamações feitas por consumidores, em 2022. A autarquia aparece na 146ª posição, com cerca de 0,08% do total de reclamações registradas no período e empatado com vários estabelecimentos do município. No ano anterior o Sanear ocupava a 66ª posição no ranking.
Os dados incluem as reclamações formalizada entre primeiro de janeiro e 31 de dezembro de 2022. Em primeiro lugar entre os reclamados está a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso, seguida por empresas de telefonia, bancos e estabelecimentos comerciais (veja ranking).
O novo ranking confirma uma tendência de melhora nas relações do Sanear com seus consumidores. A mudança começou há cerca de quatro anos, quando a autarquia criou um sistema para agilizar o atendimento das demandas no município.
Além de reforçar a ouvidoria e o teleatendimento, foi criado também um sistema para receber reclamações via whatsapp e um núcleo para atuar diretamente na solução dos casos levados ao Procon.
“Temos uma equipe que se reúne semanalmente com os consumidores, sob a mediação do Procon. Ouvimos as demandas e buscamos resolver os problemas rapidamente. Mais de 98% dos casos são solucionados sem a necessidade de formalização da reclamação”, explica a diretora administrativa e financeira do Sanear, Antonieta Garcete.
Excelência
O atendimento das demandas mobiliza praticamente todos os setores do Sanear, incluindo a Comunicação, as diretorias técnicas e de manutenção e também o departamento jurídico.
“O Sanear tem hoje quase 100 mil economias, entre usuários residenciais e comerciais, e é natural que ocorram alguns problemas. Mas o consumidor que reclama de boa fé não tem interesse em litigar, ele quer a solução do problema. Com esse modelo garantimos isso e atendemos uma orientação do Poder Judiciário, priorizando a mediação para resolver conflitos”, explica o advogado Alexandre Júlio Júnior, responsável pelo setor jurídico do Sanear.
O presidente do Sanear, Paulo José Correia, também comentou o novo ranking do Procon. Segundo ele os dados mostram que a autarquia está no caminho certo. “Nosso objetivo é oferecer um serviço de excelência. Vamos continuar investindo para prevenir problemas e, quando eles ocorrerem, garantir que tudo seja solucionado com rapidez. A meta é respeitar o consumidor e melhorar cada vez mais”.
Eduardo Ramos/Assessoria