Rondonópolis já disponibiliza 2ª dose de reforço também para idosos acima de 60 anos

Número de imunizados é baixo (Reprodução)

Idosos com mais de 60 anos, foram incluídos na 2ª dose de reforço
(Reprodução)

Com a inclusão pelo Ministério da Saúde (MS), na quarta-feira (18), de idosos a partir de 60 anos na recomendação para a aplicação da segunda dose de reforço das vacinas contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Rondonópolis, já disponibilizou os imunizantes nos PSF’s da Rede Básica de Saúde (RBS).
Segundo o gerente do Departamento de Saúde Coletiva da SMS, Paulo Padim, estão disponíveis para a segunda dose de reforço vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca e somente para o público-alvo, que deve ser feita quatro meses após a aplicação da primeira dose.
A decisão do MS amplia o público-alvo para a imunização com um novo reforço no país, que até então era recomendada apenas para idosos acima de 70 anos; para imunocomprometidos (pessoas com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia para câncer ou transplantados de órgão sólido ou de células tronco, que fazem uso de drogas imunossupressoras; e pessoas vivendo com HIV/Aids), além das pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanente. Essa estratégia permite aumentar em mais de cinco vezes a imunidade, uma semana após a aplicação.
O MS orienta que estados e municípios sigam a nova orientação, de acordo com a disponibilidade de doses. O calendário de imunização deve priorizar as faixas etárias mais avançadas, com 90 anos de idade ou mais, seguida de 80 a 89 anos e assim sucessivamente, até que todos os idosos sejam contemplados com o segundo reforço.
Da Redação com CNN Brasil 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f