Rondonópolis registra o primeiro caso de ‘Flurona’
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta sexta-feira (7) o registro do primeiro caso de ‘flurona’, em Rondonópolis. O teste, que constatou a infecção concomitante de Influenza e Covid-19 em uma paciente da cidade, foi feito em um laboratório da rede privada e comunicado à Vigilância Epidemiológica do Município.
Rondonópolis passa por um momento de aumento de casos da Covid-19 e com um surto de síndrome gripal, em andamento. O número crescente das duas doenças pode ocasionar a infecção conjunta de Influenza e Covid-19, que é chamada de ‘flurona’.
O gerente do Departamento de Saúde Coletiva, Paulo Padim, explica, no entanto, que a paciente que teve o caso de ‘flurona’ detectado passa bem, sem apresentar sintomas graves. Nenhum outro caso foi detectado até a manhã desta sexta-feira na cidade, mas a população deve estar vigilante.
Depois de cerca de quatro meses com registros da Covid-19 em queda, entre terça-feira (4) e quinta-feira (6), 51 novos casos de Covid-19 foram confirmados no município. E, nos últimos 10 dias, 524 casos de síndrome gripal foram notificados pela Vigilância Epidemiológica. Somente na quinta-feira (7), mais de duas mil pessoas foram atendidas nas unidades básicas de saúde, com sintomas respiratórios.
“Diante da atual situação, pedimos que a população mantenha as medidas recomendadas, para evitar a contaminação pela covid-19 e pela gripe. É fundamental o uso de máscaras; as mãos devem ser lavadas várias vezes ao dia com água e sabão; deve ser mantido o uso de álcool em gel e medidas de higienização, e é importante que se evite aglomerações”, orienta Padim.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que pessoas com sintomas leves de gripe ou covid-19 procurem uma unidade básica de saúde mais próxima de casa, onde são feitos os testes para detectar a covid-19 e o diagnóstico da Influenza.
O Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz (hospital de retaguarda) deve ser procurado por pessoas com sintomas moderados e graves, no caso de adultos, e o Pronto Atendimento Infantil, no caso de crianças.