Rondonópolis: Saúde projeta vacinar 50 mil pessoas contra a gripe
Pela primeira vez, professores das redes pública e privada serão incluídos na campanha
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi antecipada este ano pelo Ministério da Saúde (MS) e se inicia na próxima segunda-feira (17). Em todo o Brasil, a campanha segue até o dia 26 de maio e o “Dia D” da mobilização será no dia 13 do próximo mês – quando todos os postos e unidades volantes, estarão atendendo àqueles que não conseguiram se imunizar, no prazo previsto.
Durante o período da campanha, todos os postos de vacinação, incluindo, as unidades volantes estarão aplicando as doses.
Meta
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 50 mil pessoas dos grupos prioritários, número superior ao determinado pelo Ministério da Saúde, que é 90% do público alvo. Este ano, a novidade é que os professores das redes pública e privada, passam a ser integrados ao público-alvo.
De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, na segunda-feira será feita a distribuição das doses nos postos de vacinação. No primeiro dia serão imunizados os profissionais da Saúde, do setor público e privado, e segue até o dia 28 de abril. Esses profissionais estão em contato direto com um grande número de pessoas que podem estar com o vírus e por isso precisam estar protegidos.
Grupos prioritários
A partir do dia 2 de maio, será iniciada a imunização dos grupos prioritários: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em medidas socioeducativas -, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas, continuam como público-alvo da vacinação.
País
No período, o Ministério da Saúde estima que 54,2 milhões de pessoas serão vacinadas em todo o país. Uma das metas é atingir 90% da população considerada de risco para complicações por gripe.
A partir de segunda, os professores poderão se dirigir aos postos de saúde com o documento de identificação, mas nos dias 2 e 3 de maio a vacinação dos docentes ocorrerá nas escolas. A estimativa do Ministério da Educação é de que 2,3 milhões professores devem ser vacinados.
Objetivo
O principal objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.
Cuidados que podem evitar a transmissão do vírus
Além de buscar a imunização, o Ministério da Saúde recomenda à população que adote cuidados simples para evitar a transmissão do vírus. As principais orientações são: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados e evitar a permanência em locais com aglomeração.
Com GCS/PMR e Agência Brasil