Rondonópolis supera meta de vacinação contra o vírus influenza

0

Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis, divulgado ontem, durante a campanha de vacinação contra a gripe foram vacinadas 58.727 pessoas do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde (MS) para o município, o que corresponde a 102.10% da meta da SMS, que era a de imunizar 57.517 rondonopolitanos do chamado “grupo prioritário” – idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, crianças de seis meses até completar seis anos, trabalhadores da Saúde, idosos, indígenas, pessoas com doenças crônicas, professores, população carcerária e funcionários do sistema prisional.
De acordo ainda com o boletim, a porcentagem de vacinação também passou dos 90% estabelecidos para cada público-alvo, separadamente. Em muitos superam os 100% da meta. Dos 16.639 idosos, 101,78% se imunizaram. Entre as gestantes, que previam cobrir 2.782, a vacinação também ficou acima, com 2.827, correspondendo a 101,62%. Assim como os professores, que dos 3.959 previstos para receberem a vacina, chegou a 4.020 doses aplicadas, uma cobertura de 101,54%.
Já entre os trabalhadores da Saúde o índice de imunização foi de 103,30%. A meta era aplicar a vacina em 7.155 pessoas deste grupo prioritário, sendo que 7.391 se vacinaram. Outro público-alvo da vacinação, o índice de cobertura de pessoas com doenças crônicas foi de 102,82%. Das 8200 previstas, 8.431 se imunizaram.
As crianças também superaram a meta de 90% prevista pelo Ministério da Saúde, que era de imunizar 17.696 pequenos rondonopolitanos. A cobertura chegou a 91,36%, totalizando 16.157 doses aplicadas.
A vacina oferecida na campanha é trivalente e imuniza a população contra dois tipos de influenza tipo A (H1N1 e H2N3) e um tipo de influeza B . As doses da vacina são fornecidas pelo Ministério da Saúde para o Governo do Estado, que através das Regionais de Saúde fazem a distribuição para os municípios.
Iniciada em abril, a campanha deste ano se encerrou oficialmente na sexta-feira (31).
“Em todo o país, e em muitas cidades de Mato Grosso também, o cenário é diferente daqui, com muitas cidades não conseguindo atingir a meta”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Magda Rosa de Lima, acrescentando que o município já solicitou mais doses ao Ministério da Saúde, mas que no entanto, ainda não há previsão de novo repasse para o Município.
Medidas de prevenção
Quem não se imunizou e não faz parte do grupo de risco, deve manter alguns cuidados básicos no dia a dia, para evitar a contaminação e a proliferação pelo vírus da gripe: sempre que tossir ou espirrar, tape o nariz e a boca com lenço de papel; lave as mãos frequentemente com água e sabão. E se não tiver as mãos lavadas, evite mexer nos olhos, nariz e boca. Se tiver sintomas de gripe, evite cumprimentar com abraços, beijos ou aperto de mão; evite lugares com aglomeração de pessoas e em casos de dúvidas, procure uma unidade de Saúde.
Sintomas
A gripe inicia geralmente com febre alta, seguida de dor muscular, de garganta, cabeça, coriza e tosse seca. A febre, é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.
Assim que aparecerem os sinais da doença, o paciente deve procurar a unidade de Saúde mais próxima de casa. “O quanto antes iniciar o tratamento, melhor”, alerta Magda Rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *